20 de agosto de 2013

Pandectas 704

/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
**P A N D E C T A S * P A N D E C T A S ***
***P A N D E C T A S * P A N D E C T A S **
******* 16 anos de diálogo jurídico *********
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
Informativo Jurídico - n. 704 –20/24 de agosto de 2013
Editor: Gladston Mamede (mamede@pandectas.com.br)
Bacharel e Doutor em Direito. Autor da coleção “Direito Empresarial Brasileiro” e do “Manual de Direito Empresarial”
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
Fundado em outubro de 1996.
ASSINATURA GRATUITA em www.pandectas.com.br . Leia também em http://pandectas.blogspot.com/


Editorial
            Assusta-me muito o comportamento dos governos norte-americano e inglês nos episódios de monitoramente da internet, telefonia celular etc. Esse controle, ainda que sob a desculpa de segurança, é nazista em seus efeitos e pode simplesmente destruir a democracia, já que permite um controle da sociedade em si, da opinião, do voto, de tudo o que mais houver. Isso assusta-me muito.
            Quem não leu 1984, de George Orwell, deve ir a uma livraria e comprá-lo de pronto. Vale a pena, eu garanto.

´ Com Deus,
Com Carinho,
            Mamede.

******

Transporte público - A cena é comum em São Paulo. Todos os dias, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) circulam abarrotados de passageiros nos horários de pico. Um deles, porém, decidiu q uestiona r no Judiciário o serviço, que considera desumano e degradante. E conseguiu obter no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil. Por unanimidade, os desembargadores da 16ª Câmara de Direito Privado, em julgamento realizado na terça-feira, deram razão ao advogado Felippe Mendonça. Por meio de fotos e vídeos, conseguiu provar que ficou "espremido" em uma viagem de volta para casa e que os funcionários da CPTM, ao invés de aliviarem os trens, empurravam mais pessoas para dentro dos vagões. "Os desembargadores consideraram a situação absurda. Todos têm direito a um transporte digno. A CPTM precisa tentar evitar a superlotação, nunca o contrário", diz o advogado. Os fatos narrados no processo ocorreram no dia 2 de fevereiro de 2012. (Valor, 16.8.13) Essa jurisprudência pode mudar o Brasil.

******

Advocacia e Judiciário - Em uma medida inédita nos tribunais superiores, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passou a atender os advogados por videoconferência. A primeira audiência pelo novo sistema ocorreu ontem. Segundo a ministra, a nova forma de atendimento foi adotada para dar tratamento igualitário entre as partes envolvidas no processo. O advogado da parte poderá optar em ser atendido presencialmente ou por videoconferência. Para isso, basta ter um Skype e ser o advogado registrado no processo. Será necessário ainda enviar os memoriais sobre o caso 24 horas antes da audiência. O atendimento virtual segue o modelo adotado na Justiça Federal que utiliza a videoconferência para colher depoimentos de testemunhas. (Valor, 16.8.13)

******

Trabalho e Fiscal - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definirá se as empresas devem recolher contribuição previdenciária sobre horas extras e adicionais de periculosidade e noturno. Em decisão publicada ontem, o ministro Herman Benjamin determinou que a discussão seja analisada em recurso repetitivo. Com iss o, o STJ dará uma orientação para todos os casos em andamento sobre o assunto. "De fato, há multiplicidade de recursos relativos a essa mesma matéria", afirmou na decisão. Não há data para que o julgamento ocorra. (Valor, 16.8.13)

******

Didático  - A Editora Saraiva apresenta ao mercado o livro "Direito do Trabalho de A a Z" (325p), escrito por Fernando Augusto Sales e Marcel Kléber Mender. Os profissionais do direito encontrarão neste livro, de maneira simples e rápida, o fundamento necessário para seus arrazoados (petições, sentenças, manifestações). Os estudantes de graduação e pós-graduação terão nele uma ferramenta de consulta para complementar os estudos de Direito do Trabalho e Processo de Trabalho. Escreva para Camila Ingles (cbingles@editorasaraiva.com.br)  se tiver alguma dúvida sobre a obra.

******

Leis - Foi editada a Lei 12.852, de 5.8.2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. (http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm)

******

Leis - Foi editada a Lei 12.850, de 2.8.2013. Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); revoga a Lei no 9.034, de 3 de maio de 1995; e dá outras providências. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12850.htm)

******

Sanitário - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai ganhar maior agilidade com a revisão e implementação de importantes regras, sobretudo para a liberação de registros de importantes medicamentos. O Diário Oficial da União (Dou) publicou novo decreto, com as novas regulamentações da agência, enxugando de 171 para 25 os artigos que compunham o decreto anterior, de 5 de janeiro de 1977. (Valor, 16.8.13)

******

Concursos - É o volume 1 da Coleção Resposta Certa: Direito Civil, cujos autores são Fábio Vieira Figueiredo e Luiz Feliciano, cabendo à Editora Saraiva a publicação. Desenvolvida no afã de suprir a maior necessidade do concursando, qual seja, a fixação da matéria por meio da resolução de exercícios, tal empreitada levou em conta o fato de que o aluno que pretende ser aprovado em concursos públicos precisa treinar sempre e, sobretudo, aplicar o que aprendeu com o texto legal e com a teoria, senão fatalmente não obterá êxito em sua caminhada, tendo em vista que a concorrência é gigantesca. Quem quer mais detalhes pode escrever para Camila Ingles (cbingles@editorasaraiva.com.br) 

******

Cambiário - A cédula de crédito bancário é título executivo extrajudicial, representativo de operações de crédito de qualquer natureza e pode ser emitida para documentar operações em conta corrente, como crédito rotativo ou cheque especial. Essa foi a tese firmada pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de recurso representativo de matéria repetitiva. Os ministros acrescentaram que o título, para ter liquidez e exequibilidade, precisa ser acompanhado de requisitos que constam em relaç E3o legal taxativa. Entre esses requisitos, estão a inclusão de cálculos evidentes, precisos e de fácil entendimento sobre o valor da dívida, seus encargos, despesas e demais parcelas, inclusive honorários e penalidades; e a emissão da cédula pelo valor total do crédito oferecido, devendo ser discriminados os valores efetivamente usados pelo devedor, encargos e amortizações incidentes. (Valor, 16.8.13)

******

Rodoviário - A empresa  Mineração Minas Elevar Ltda firmou, na última semana, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal em Minas Gerais ( MPF-MG) comprometendo-se a não mais dar saída a veículos que estejam com carga acima do limite estabelecido pela legislação de trânsito, e isso valerá tanto para seus próprios caminhões e carretas, quanto para os serviços terceirizados. Para obter o trancamento da investigação feita pelo MPF, a mineradora se comprometeu a informar, no corpo das notas fiscais entregues aos motoristas, o valor exato do preso bruto e líq uido da carga, a tara do veículo (que é o seu peso sem a carga transportada) e as respectivas placas. Para compensar eventuais danos já causados às rodovias federais pelos veículos da empresa que transitaram com excesso de peso ao longo dos anos, o MPF propôs e a mineradora concordou em consertar uma balança mecânica instalada no quilômetro 514 da BR-251 (antigo Posto Fiscal Ariston Coelho), em Montes Claros (MG). O equipamento pertence à Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais e está em processo final de cessão para a União, para uso da Polícia Rodoviária Federal.  (DCI, 16.8.13)

******

Telefonia móvel - A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos pré-pagos, em todo o território nacional. A decisão unânime resulta da apreciação de recurso interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará que, em ação civil pública movida pelo próprio MPF contra a Anatel e as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e Tim, entendeu que a restrição temporal de validade dos créditos de celulares pré-pagos não apresenta qualquer irregularidade. O MPF busca a nulidade, nos contratos firmados entre os usuários do serviço e as operadoras, das cláusulas que preveem a perda dos créditos adquiridos após a expiração de um decurso temporal ou condicionem a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. No entanto, o ju ízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido. Em recurso ao Tribunal, o MPF sustentou que, além da manifesta afronta ao direito de propriedade e caracterização de enriquecimento ilícito por parte das operadoras, as referidas cláusulas contratuais são abusivas, pois implicam em indevido desequilíbrio na relação entre o consumidor/usuário e as operadoras que fornecem os serviços. (Valor, 16.8.13)

******

Publicações 1 – "Direito e Economia na Democratização Brasileira" (169p) tem a assinatura de José Eduardo Faria, trazendo, na capa, os selos da Editora Saraiva e da DireitoGV. No prefácio, escreveu Jean Paul Rocha: Um olhar superficial sobre este livro- ou a mera leitura de seu título – poderia levar alguém a crer, erroneamente, que se trata de uma obra destinada a compreender e explicar um dado período da história do país. Seria, assim visto, um trabalho cujo escopo corresponderia à contextualização datada de um “momento maquiavélico” – expressão que José Eduardo Faria toma emprestada de Pocock – pelo qual o Brasil passou no final da década de 1980, quando, diante de encruzilhada histórica e premidos por uma inflação crônica, promulgamos uma nova Constituição idealizada para cristalizar as “regras do jogo” de uma nova democracia. A Camila Ingles (cbingles@editorasaraiva.com.br) ajudará os leitores de PANDECTAS em suas dúvidas sobre o catálogo da Editora Saraiva.

******

Publicações 2 - André de Carvalho Ramos e a Editora Saraiva lançam a terceira edição de "Teoria Geral Dos Direitos Humanos na Ordem Internacional" (329p). Apresenta de maneira abrangente e detalhada a dinâmica das relações entre os direitos humanos e o direito internacional contemporâneo, bem como seus desdobramentos e polêmicas. Oferece ao leitor o primeiro contato com a teoria geral dos direitos humanos internacionais, tema cada vez mais presente no cotidiano jurídico nacional e estrangeiro. A nova edição inclui novos temas, com especial destaque à proteção penal dos direitos humanos. A Camila Ingles responderá suas dúvidas sobre este livro: <cbingles@editorasaraiva.com.br>

******

Publicações 3 - "Direito Penal - Vol. 2: Parte Especial" tem 563 páginas e 33 edições, tendo sido escrito por Damásio de Jesus e publicado pela Editora Saraiva. A presente obra trata da parte especial do Código Penal de forma didática e objetiva, abordando os aspectos mais relevantes dos estudo de seus artigos 121 a 183 (Crimes contra a Pessoa e Crimes contra o Patrimônio). Atualizada de acordo com a Lei n. 12.737, de 2011, que acrescenta os arts. 154-A e 154-B ao Código Penal, e pela Lei n. 12.720 que acrescenta causas de aumento de pena aos crimes de homicídio e lesão corporal, quando praticados por milícias. Qualquer outra informação sobre o livro pode ser obtida com Camila Ingles (cbingles@editorasaraiva.com.br); basta identificar-se como um leitor de PANDECTAS.

******

P.S.: Enviar publicações para o endereço abaixo. As obras serão lidas, resenhadas e divulgadas. Obrigado.

Prof. Gladston Mamede
Avenida Agulhas Negras, 197
30.210-340 - Belo Horizonte, MG
*******************************
La haula uala kuata illa billahi alladin

Nenhum comentário: